Workshops

A edição de 2018 traz surpresas e muitas novidades.
A principal novidade é a realização do TEDxPorto em dois dias, em vez de apenas um. É isso mesmo: este ano, além de assistires às talks do dia 14 de abril, na Casa da Música, podes juntar-te a nós no dia anterior, para diversos workshops . Estes workshops terão várias assuntos subordinados ao tema desta edição – “É natural?”.

Os workshops terão participação limitada e sujeita à compra de um bilhete específico.

Ana Côrte-Real

Professora e Mãe

Doutoramento em Marketing, ISCTE Lisboa É Associate Dean para a Formação Executiva da Católica Porto Business School. É Coordenadora Científica do MBA Atlântico e do Marketing na Católica Porto Business School. É também Professora Visitante na Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Escola Superior de Comunicação da Universidade do Porto. Doutorou-se no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa com tese intitulada A Atitude das Crianças face às Mascotes das Marcas (Lisboa: ISCTE, 2007). Na área das marcas tem desenvolvido pesquisa com frequentes apresentações em conferências internacionais. Foi co-autora, com um grupo de autores luso brasileiros, de “O Livro da Marca” (Lisboa: Dom Quixote, 2007) obra de referência sobre a marca em língua portuguesa. O seu artigo “One, Two, Three: A Practical Brand Anatomy” (Lencastre & Côrte-Real, 2010, Journal of Brand Management) apresenta uma nova abordagem à análise da marca baseada na semiótica. É membro do Centro de Estudos CEGEA da Universidade Católica, onde tem vindo a desenvolver diversos estudos relacionados com a estratégia de marca e estudos de mercado. É consultora na área de marketing.

Workshop: Será Natural sermos uma marca pessoal?
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 14h30 às 16h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Américo Amorim – R/C Esquerdo – Sala 3
Descrição do Workshop
As marcas estão por todo o lado. Assumem um papel importante uma vez que identificam, e diferenciam, as ofertas. Os consumidores sentem mais conforto nas tomadas de decisão com base nas associações que estabelecem em relação às marcas. Neste sentido, não há nenhum gestor que não se preocupe com a gestão da marca das suas ofertas. Preocupa-se em criar notoriedade, estima, preferência e compra pela sua marca. Preocupa-se em definir a sua promessa, o seu benefício, de criar uma identidade capaz de veicular essa promessa, e de perceber como é que a Sua marca é percebida no mercado, juntos dos seus vários stakeholders.  E nós?! Seremos nós uma marca pessoal? Ou só as celebridades, como atrizes, modelos, jogadores de futebol poderão ser vistos como marcas? Será natural pensarmos em pessoas como marcas? E como podemos definir a nossa marca? Que modelo utilizar? Quais os desafios? Quais as vantagens?
Formato do Workshop
Workshop participativo: como definir a minha marca pessoal 

João Vitória

Explorador da Criatividade

Desde o início dos anos 90 a explorar as fronteiras da criatividade em comunicação e em tecnologias de informação, João Vitória é formador, orador e ex-unboxer (antes do termo ter sido criado) da Sic Radical nos programas Curto Circuito e tech.pt e nas revistas cyber.net e BGamer. Atualmente na MIndshare é Diretor Criativo da agência em Lisboa e membro do conselho criativo mundial. O seus trabalhos já o levaram a participar em projetos desde o Forte do Alamo em San Antonio, Texas até ao Museu Pushkin em Moscovo. O ensino é uma das suas grandes paixões e tem vindo a ser uma das suas ocupações na útlima década onde tem estado ligado a universidades e a centros de formação. Mais recentemente voltou também a ser aluno. Frequenta o MBA da Berlin School of Creative Leadership fundada por Michael Conrad, ex-Presidente e Chief Creative Officer da Leo Burnett.

Workshop: Prototipagem Criativa
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 14h30 às 16h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Paraíso – Sala 4
Descrição do Workshop
Somos todos criativos e humanos. Por vezes podemos pensar que não somos criativos por não chegarmos a resultados rapidamente. Também é comum sentirmos frustração por não conseguirmos contar, até a nós mesmos, a nossa ideia. Mas se a conseguirmos prototipar, dando-lhe estrutura, conseguimos chegar a melhores resultados e não abandonar boas ideias cedo demais. E como “fazer” é sempre melhor, vamos prototipar ideias. 
Formato do Workshop
A criatividade, tal como qualquer aptidão, tem de ser trabalhada se a queremos usar profissionalmente. Nesta sessão será apresentada uma forma de trabalhar em grupo para resolver desafios criativos em menos de duas horas sem qualquer tipo de experiência prévia.

Vania Braziela

Doctoring Beauty Natural

Vânia Braziela, 36 anos, licenciada em Engenharia Informática e detém o curso de Formação Pedagógica de Formadores. Iniciou o mercado de trabalho como formadora, passou por 2 empresas de consultoria informática, onde se especializou em CRM (Customer Relationship Management). Sempre exerceu cargos em 2 áreas que adora, contacto com clientes e formação. Por volta dos 25 anos começou a interessar-se pela área da Cosmética, participando em workshops, assistindo a palestras o que lhe desperta cada vez mais o interesse por esta área, querendo adquirir sempre mais e mais conhecimento. Naturalmente o seu percurso profissional convergiu totalmente para esta área, mais especificamente “medical cosmetic”, um desafio gratificante que a faz hoje em dia ser Natural.

Workshop: Eu escolho ser Natural
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 16h30 às 18h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Américo Amorim – R/C Esquerdo – Sala 3
Descrição do Workshop
Sabemos que quando nascemos a ordem natural ao longo da vida é o envelhecimento. O que define o maior ou menor envelhecimento é o “tempo”. Quanto maior é a nossa longevidade mais são os sinais de envelhecimento. Com a evolução da raça humana e o conhecimento sempre existiu uma tendência para o que é natural, o puro, o divino. Com a evolução da espécie aprendemos que para além, do natural que era tudo isso, poderíamos fazer algumas correções. A ordem natural do ser vivo nasce, cresce, vive e naturalmente morre. Homens, plantas, animais até o que tentamos preservar ao longo de décadas, centenas, ou até mesmo milhares de anos, morre ou desaparece. Hoje em dia com a globalização o que mais preocupa o ser humano é o envelhecimento. Todos nós sabemos quais são os fatores, stress, sol, descuido/ falta de cuidado, agressões constantes e permanentes, entre outros (hereditariedade, tipos de pele, melasmas de nascimento). Sabemos que entre os seres humanos a primeira a preocupar-se com a pele foi a mulher, primeiro na sua apresentação em forma de maquiagem (Batom, pó de arroz), mais tarde necessidade de hidratar e proteger. Atualmente a grande maioria dos homens com o aconselhamento das mulheres, sendo elas as grandes impulsionadoras, utilizam cremes diariamente. O retardar os sinais de envelhecimento é natural. O não querer envelhecer no século XXI é natural. O gostar de aparentar menos idade do que aquela que temos é natural. Este workshop ajudará a prevenir os sinais de envelhecimento, ensinar a prevenir e regenerar a pele, remover cicatrizes, estrias, melasmas e um grande número de outros tratamentos que torna a aparência da pessoa mais natural. Existe uma grande mística dentro dos produtos cosméticos, onde, como, quando. Primeiro temos que definir o que é cosmético? Ou que classes de produtos existem? Cosméticos, medicamentos, dispositivos médicos. Conceitos que foram aparecendo: cosmética médica, cosmocêuticos, homeopáticos e os chamados produtos naturais. O que são produtos naturais? O banho de leite de cabra? O peeling de açúcar e limão? hidratação de mel de abelha? Atualmente é proibido fabricar qualquer produto cosmético, medicamento ou até mesmo dispositivo medico que não tenha conservante (injetáveis, ambientes controlados e autoclave). Traremos assim, ao debate, a escolha de querer ser natural. É como escolher ser bonito e belo. Nem tudo que é belo é bonito nem tudo que é bonito é belo.
Formato do Workshop
Talk interactiva e demonstração de um tratamento

Carlos Mauro

Professor e Consultor

Chief Scientific Officer da CLOO Behavioral Insight Unit. Economista de formação, tem um percurso multisciplinar que envolve a Economia, a Gestão Pública, a Filosofia e as Ciências Cognitivas.
É um dos pioneiros e um dos principais desenvolvedores da área da Economia Comportamental em língua portuguesa.
Tem livros e artigos científicos publicados em revistas científicas relevantes. Foi, em 2015, visiting scholar (faculty) na Wharton School, University of Pennsylvania.

Workshop: Economia Comportamental: DECISÃO – Como podemos fazer melhor?
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 14h30 às 16h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Américo Amorim – R/C Esquerdo – Sala 1
Descrição do Workshop
Nos últimos anos, tem-se assistido a uma proliferação de conteúdos ligados à Economia Comportamental. A área tem atraído investigadores, decisores e policy-makers, e gerado um debate saudável sobre a sua aplicação na saúde, educação, finanças, bem-estar, entre muitos outros.
Pensa em quando vais ao supermercado. Estamos, de modo geral, cada vez mais preocupados com o quão saudável é a comida que estamos a levar para casa. Se realmente fôssemos essencialmente racionais a escolha de alimentos mais saudáveis dependeria apenas da quantidade de informação do consumidor a respeito de dieta, saúde e nutrição, para além das suas preferências e da sua restrição orçamental. Mas, apesar das intenções firmes, informações, oportunidades e recursos, não agimos no sentido das nossas “preferências”.
Por que razão é assim? Como podemos melhorar as nossas decisões? Como podem as organizações utilizar este conhecimento para melhorar a vida dos consumidores?
Neste workshop, terás a oportunidade de compreender o que é e, e conhecer as mais recentes aplicações práticas desenvolvidas através da Economia Comportamental. A crença comum sobre como tomamos decisões será afetada. Será um workshop provocativo e útil!
Formato do Workshop
O workshop será constituído por duas talks intercaladas com dinâmicas de aplicação e reflexão sobre os conceitos expostos.
Os participantes receberão feedback sobre o que fizeram no próprio evento. Porém, os organizadores darão feedbacks mais detalhados aos participantes interessados, depois do workshop, por videoconferência, em horário a ser definido. Assim, haverá, para aqueles que tiverem interesse, um segundo momento no qual poderão tirar dúvidas, depois de algum tempo de reflexão.

Gabriella Opaz

Speaker & Storyteller

Gabriella Opaz is an award-winning speaker and writer, as well as a professor and trainer on storytelling and communication. Her most recent project involves the creation of a human toolbox to support greater human engagement through empathy, vulnerability, positivity and effective communication.

Workshop: Unearthing your Natural Story
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 14h30 às 16h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Américo Amorim – 1º Andar – Sala 101 / 007
Descrição do Workshop
Every single day, you share stories, not only about yourself, but to explain the world around you. Stories ignite your imagination; they allow you to expand your sense of reality, dissolve your cultural walls, and play with your sense of time. And in a perfect world, stories reveal your true natural self.
The question is, WHO is crafting your story? In this highly interactive workshop, we’ll explore your unconscious mind to reveal the cultural, social and technological messages that have unknowingly shaped and nurtured your life story. And by the end, you’ll not only have the tools to consciously own your story, but the passion to share it with the world.
Formato do Workshop
Highly interactive group and individual exercises.

César Araújo

Guru de impressão 3D

César Araújo é licenciado em Engenharia Informática pelo ISEP, é um apaixonado por tecnologia e fotografia digital. Ocupa o tempo livre a imprimir a 3D ou a animar casamentos.

Workshop: Impressão 3D
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 14h30 às 16h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Américo Amorim – R/C Esquerdo – Sala 2
Descrição do Workshop
Neste workshops os participantes poderão perceber a realidade do que é impressão 3D.
Poderão obter algumas respostas sobre questões como “O que é a impressão 3D?”, “Como funciona uma impressora 3D?”, “Que materiais imprime?” “No dia a dia onde posso enquadrar a impressão 3D?”, “Já sei imprimir e agora?”, “Qual o futuro da impressão 3D?”.
Será feita uma introdução à impressão 3D, com exposição de possíveis utilizações, empresariais, domésticas e recreativas.
Será comparada a impressão 3D com tecnologias alternativas como a maquinação C.N.C.
Durante o workshop será impressa uma peça simples como forma de demonstração do que é a impressão.
Formato do Workshop
Será uma talk aberta à interação com a plateia. Com uma demonstração real do processo de impressão: seleção da peça a imprimir, preparação para impressão e impressão.

Veronica Orvalho

Optimist Engineer

Veronica is a dreamer. She explores how we can engender trust and empathy in today’s digital world. With a bold goal to help build a world in which everyone has the right to be educated. Fascinated by peer learning.
She has a PhD in Computer Graphics, recently gave a talk at TEDxPorto, received the Women Who Tech Award in New York and the IBM scientific award. Her inventions have been used by Universal Studios, Sony, Microsoft, Amazon and European and Portuguese research ​funded ​projects. She is a professor at Porto University and the founder of Didimo and their vision is to connect lives by automatically creating a digital version of “you”. Her continues effort and dedication to understand how people communicate, led her to discover a new way to interact and scale our presence in the digital era​​. She strongly believes that every day, is the day we can help change the world​ if our actions come with gratitude, humility and empathy.

Workshop: Discover the missing ingredient: Curiosity
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 14h30 às 16h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Américo Amorim – 1º Andar – Sala 102 / 008
Descrição do Workshop
Curiosity is the fuel and desire to pursuit and explore new experiences. When we see something different, bizarre or interesting, our brain triggers a signal and we become intrigued- curiosity wakes up! Curiosity is with us since we are born, children are natural curious, we can give them a basket with craft supplies and their imagination comes to life. But, what happens when we are often place in a room, like an office, with no space for imagination? In this hands-on workshop we will explore the importance of following our own interest and passion and explore different perspectives to foster curiosity as a key element to convert a dream, into an idea, into a concept, into your life project. You will walk out of the session with the strategies and understanding that you can purposely seek what makes you unique. You can foster curiosity. Learning to be curious will set the difference between you and everyone else, defining your path as a life-long learner.
Formato do Workshop
Interactive session

Jorge Rosado

Doutor Palhaço

Jorge Rosado é um palhaço! Há mais de 12 anos que estuda e trabalha a arte do palhaço e do doutor palhaço.
Em fevereiro de 2013 cria, com Isabel Rosado, a associação Palhaços d’Opital, um projeto pioneiro na Europa pelo seu foco nos seniores.
A Palhaços d’Opital leva o humor, arte e trabalho dos Doutores Palhaços aos Seniores em ambiente hospitalar e/ou institucionalizados nos hospitais parceiros.

Workshop: (Hu)amor in War Zones
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 14h30 às 16h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Paraíso – Sala 2
Descrição do Workshop
Este workshop visa desenvolver e/ou solidificar algumas técnicas e ferramentas de forma a podermos, mesmo em ambientes complexos (hospitais, locais trabalho stressantes e duros, grupos de trabalho com ambientes tensos e desgastantes, zonas do  mundo duras), trabalhar de uma forma optimista, alegre, menos tensa e proporcionar um menos desgastes mental e físico. Iremos trabalhar técnicas e jogos que potenciam o bem-estar, uma visão descontraída e uma forma mais relaxada de desenvolver o nosso trabalho ou acções. Iremos também trabalhar técnicas de Team Building, descontracção e aprender a ver o mundo pela perspectiva do Palhaço.
Formato do Workshop
Iremos trabalhar em formato de Workshop, com jogos, dinâmicas de grupo, brincadeiras e muita palermice.

Joe Santos

Social Impact Catalyzer

Joe Santos é um empreendedor social e orador internacional com influências de quatro culturas diferentes. Após 25 anos dedicado aos negócios e à tecnologia, direciona agora o seu foco exclusivamente em projectos que têm um impacto positivo na humanidade tendo sido reconhecido no 2016 como um dos 10 empreendedores sociais mais importantes de Portugal. Ele é o co-fundador da Vencer Autismo, uma associação que já ajudou mais de 500 crianças e suas famílias. Mais de 20.000 pessoas assistiram e emocionaram-se nas suas conferências, onde partilha com paixão, as lições que a vida e principalmente o autismo da sua enteada lhe tem ensinado.

Workshop: É natural querer mudar o mundo?
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 16h30 às 18h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Américo Amorim – R/C Esquerdo – Sala 1
Descrição do Workshop
É natural trabalhar 8 horas por dia? É natural faze-lo para ganhar dinheiro? É natural priorizar ganhar dinheiro sobre fazer o bem? É natural querer mudar o mundo para melhor?
Neste Workshop vamos aprender como mudar o mundo, mas como muda-lo à serio. Como resolver problemas que afetam a qualidade de vida de milhares ou milhões de habitantes. A resposta não é dinheiro. Cómo então? Joe Santos partilha connosco como catalizar impacto social positivo.
Formato do Workshop
Talks interativa com o público.

Paulo Sérgio Pinto

Contador de Histórias, Factos e Factóides

Toastmaster desde 2012, várias vezes finalista e vencedor de concursos de oratória nas vertentes de Improviso, humor e avaliação, quer em português, quer em inglês.
Para além disso tem ocupado vários lugares de liderança dentro da organização, sendo também mentor de vários outros toastmasters.
Consultor e formador de SST com um gosto especial por marketing e estratégia empresarial, área em que também trabalha, falar e comunicar das mais variadas formas é, para além de uma necessidade profissional, uma paixão.

Workshop: Falar em Público? É natural!
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 16h30 às 18h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Américo Amorim – 1º Andar – Sala 101 / 007
Descrição do Workshop
Falar em público é natural. Todos os dias o fazemos, várias vezes: no café, nas compras, no trabalho.. A diferença entre estas situações do dia-a-dia e aquilo que se chama “Falar em Público” é apenas o tamanho da audiência.
Este não é um “workshop”! É uma partilha de experiências e algumas técnicas que todos podem utilizar para falarem melhor em público nas mais diversas situações que nos podem aparecer. Sem mestres nem gurus, todos podemos aprender com todos.
Formato do Workshop
“Conversa interativa”. Pequena “talk” de introdução, passa a um formato de interação com os participantes, em troca de experiências e técnicas que podem ser utilizadas para ajudar ou melhorar a oratória, o restante tempo.

Ivo Santos

“Escultor” de Árvores

A história de Ivo Alexandre Santos nesta arte iniciou-se em 2003 com a simples oferta de um bonsai. Desde então, seguiu-se uma jornada de aprendizagem e desenvolvimento artístico.
Ao longo deste percurso teve a oportunidade de colaborar na direção de várias associações de bonsai (Bonsai Clube de Braga e Bonsai Clube do Porto) e com a organização do I Congresso Nacional de Bonsai, em Guimarães (2007).
A história de um bonsai seu foi selecionada em 2009 para um artigo na conceituada revista internacional Bonsai Focus. As suas árvores têm sido selecionadas para alguns dos maiores eventos europeus tais como Noelander’s Trophy (Bélgica) em 2013 e 2015 e para o Congresso da Federação Europeia de Bonsai. A nível nacional foi premiado com Menção Honrosa com um Carpinus Coreana no Prémio Internacional do Porto (2016) e Prémio Melhor Folhosa no Congresso Nacional Bonsai em 2016, no Algarve, e Prémio Melhor Árvore e Melhor Conífera no Congresso Nacional em 2017, em Penafiel.

Workshop: Bonsai – Arte Natural de Transformar Esculturas Vivas
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 16h30 às 18h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Américo Amorim – R/C Esquerdo – Sala 2
Descrição do Workshop
Bonsai é uma arte milenar, de origem japonesa, que consiste na criação e adaptação em ponto pequeno em vaso da imagem de uma árvore em tamanho real. Assenta na imitação da natureza e dos detalhes que são inerentes a cada espécie. Através de técnicas especificas de horticultura e design é possível recriar e manter em vaso autênticas esculturas vivas.
Formato do Workshop
Este workshop assentará em 2 vertentes – teórica e prática. Na primeira parte, teórica, será apresentada a arte bonsai, em que consiste e quais algumas das técnicas mais importantes de transformação e manutenção. Na segunda parte, prática, cada participante poderá aplicar em bonsai algumas das técnicas explanadas.

Joel Faria

Rabiscador ao natural

Porto, 1981. Entusiasta do desenho, actividade que o relaciona com a cidade e as pessoas. Com formação em Design e Ilustração, desenha frequentemente em eventos e espectáculos.

Workshop: Live Sketching – Desenhar ao natural
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 16h30 às 18h00.
Local: Católica Business School, Sala “Fora de Sala”
Descrição do Workshop
A intenção é de um workshop prático, com uma pequena introdução teórica/contextual, e desenhar no espaço, corredores ou espaço exterior, as pessoas. A metodologia é partilhar o meu processo de trabalho actual, e como tem evoluido, e posteriormente acompanhar o trabalho dos TEDxters a desenhar. Deverão levar próprio material, cadernos, canetas e/ou aguarelas para o workshop. Máximo 15 pessoas.
Formato do Workshop
Sessão prática, no exterior da sala (corredores do edificio ou exterior)

José Soares

Professor, Performer

Especialista com larga experiência na melhoria da performance em pessoas e equipas, seja em contexto do desporto de alto rendimento, seja em ambiente corporativo.
Publicou cerca de 70 artigos científicos em revistas internacionais peer reviewed, participou como conferencista convidado em mais de 200 reuniões científicas nacionais e internacionais. Nos últimos anos tem-se dedicado à implementação de programas de melhoria da Performance Corporativa em empresas como a Deloitte, Banco Popular, Banco Santander, Sonae, Grupo José de Mello, Colep, Sumol+Compal, Abaco, MEO, etc.

Workshop: Cérebro e decisão: aliado e/ou inimigo.
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018 das 16h30 às 18h00.
Local: Católica Business School, Sala Ed. Paraíso – Sala 2
Descrição do Workshop
Não adianta continuarmos a direcionar a nossa atenção apenas para o tempo. É imutável! O que distingue a produtividade de cada um de nós nas suas tarefas, seja na empresa, na família ou em qualquer outro contexto, não é o tempo que dedicamos mas sim a performance, física e mental, que conseguimos obter a partir dos nossos recursos. Por isso, saber maximizar a nossa performance é o passo decisivo para sermos mais produtivos, mais saudáveis e mais equilibrados, na vida pessoal e profissional.
Formato do Workshop
Talk
FALTAM:
-160D -4H -47M -39S