Verónica Orvalho
Professora na Universidade do Porto e investigadora no Instituto de Telecomunicações
Verónica Costa Orvalho é uma sonhadora. Ela explora ativamente como gerar confiança e empatia no mundo digital, com o objetivo audaz de ajudar a construir um mundo em que todos têm o direito à educação. Verónica acredita num futuro em que podermos partilhar conhecimento juntos, baseado na aprendizagem entre pares. E tem sempre em mente como contribuir para a associação da sua tia, que constrói escolas em lugares remotos da Argentina, para levar a educação a quem não têm acesso.
Verónica é mãe de um menino e de uma menina encantadores. Nascida na Argentina, aos 16 anos de idade foi viver para os EUA durante um ano com uma adorável família de acolhimento e, desde então, tornou-se uma cidadã do mundo. A Patagónia é o lugar que mais a inspira e onde ela espera voltar um dia.
Ela trabalhou para empresas como IBM e Ericsson. É Doutora em Software, especializada em Computação Gráfica, pela Universitat Politècnica de Catalunya (2007). Desde há 14 anos que estuda a ciência das caras, e suas inovações foram usadas em diversas produções, como “”The Simpsons Ride”” e o videojogo “”Fable 2″”. Ela é Professora da Universidade do Porto e investigadora no Instituto de Telecomunicações. Em 2016, fundou a empresa MyDidimo (www.mydidimo.com) que permite transformar como interagimos no mundo digital. O seu trabalho foi publicado em conferências e eventos internacionais, recebeu prémios internacionais como o IBM ScientificAward e, mais recentemente, o Women Who Tech Award em Nova York.
Verónica torna realidade sua pesquisa sobre a síntese facial, criando uma versão digital de cada pessoa que vê, fala e age como essa pessoa, e que pode servir como ponte entre o mundo real e o virtual. Ela acredita firmemente que cada dia é o dia em que podemos ajudar a mudar o mundo.