Maria João Andrade

Maria João Andrade

Psicóloga | Gamer

Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU, Maria João Andrade é pioneira na criação de projetos de prevenção e atuação no contexto de gaming e esports em Portugal. É presidente da Grinding Mind, uma associação para a promoção da vivência saudável da atividade de videojogos, sendo parte integrante da Federação Portuguesa de Desporto Eletrónico.

O mundo tecnológico associado aos videojogos cresceu a um ritmo que exige uma adaptação cada vez mais rápida por parte dos seus praticantes, das famílias, dos profissionais de saúde, da educação e da sociedade em geral. O mercado a nível europeu vale já 123 mil milhões de euros, um aumento de cerca de 15% ao ano. Este crescimento rápido é motivo de grandes receios, preocupações, estereótipos e, consequentemente, alvo de investigação.

Afinal quais são as consequências desta rápida evolução do mundo dos videojogos no comportamento e na autorregulação, a curto e longo prazo? Quais os novos riscos e benefícios? Quais são as oportunidades de adaptação e utilização saudável que podem potenciar o desenvolvimento das pessoas? Como nos podemos adaptar a esta nova realidade, nos diversos sectores de atividade e enquanto famílias?

Maria João Andrade virá responder a estas e outras questões, atendendo à investigação sobre as diversas áreas do gaming e à conexão e conhecimento associado ao contexto.