Sandro Resende

Sandro Resende

Arquivador de Memória

Sandro Resende Nasceu em Lisboa em 1975 e construiu a sua carreira na interseção entre as artes plásticas e a curadoria de arte pública. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, frequentou também o Curso de Pintura do Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo.

Atualmente, é professor de Artes Plásticas no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), onde desenvolve projetos que exploram o impacto da arte na saúde mental. Como diretor artístico, liderou espaços e iniciativas de arte pública, incluindo o Pavilhão 28, Pavilhão 27 e Pavilhão 31, promovendo exposições coletivas dentro do parque de saúde do CHPL.

A sua experiência na curadoria estende-se a projetos de grande escala como Interferências – Mostra Pública de Arte, Pampero Public Art, Redbull House of Art, Janela e Outdoor, assim como ao Projeto Contentores, com intervenções artísticas em espaços como o Centro Cultural de Belém, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Bienal de Liverpool/Tate Liverpool, Fundação EDP e Lisboa 2017 – Capital Ibero-Americana de Cultura.

É também diretor artístico do Projeto Billboard, continuando a explorar novas formas de levar a arte ao espaço público e criar diálogos entre a cidade e a sua comunidade.