Greg Gage

Greg Gage

Neurocientista

Greg Gage é um inventor, neurocientista e empreendedor cujo objetivo é levar o conhecimento sobre a neurociência a cada vez mais pessoas. Se por um lado a neurociência parece um bicho de sete cabeças, Greg arranjou formas de desmistificar esta ciência e torná-la mais acessível. E é isto mesmo que virá mostrar, e provar, na sua talk no TEDxPorto.

Greg Gage é co-fundador e CEO da Backyard Brains, uma organização que desenvolve ferramentas open source, que permitem a qualquer pessoa, incluindo estudantes, participar em descobertas relacionadas com o cérebro.

Com o seu trabalho procura inspirar e despertar a curiosidade de crianças em aprender mais, desde cedo, sobre o cérebro, pois acredita que terá um impacto nos neurocientistas do futuro. Segundo ele, no que diz respeito ao conhecimento sobre o cérebro, ainda estamos na “idade das trevas”. Uma em cada cinco pessoas será diagnosticada com uma doença cerebral que ainda não tem cura. Ao envolver e inspirar cada vez mais pessoas a tornarem-se neurocientistas, talvez se possa encontrar a cura para doenças como Alzheimer e Parkinson.

No seu currículo conta já com várias distinções, como o Prémio Barack Obama - White House Champion of Change, pelo seu trabalho na área científica, com nove TED talks com milhões de visualizações, tendo estado ainda envolvido em dezenas de publicações. Desenvolveu também várias ferramentas de aprendizagem na área da neurociência: “The Neuron SpikerBox”, uma ferramenta open source DIY, que pode ser usada a partir de qualquer dispositivo para monitorizar atividade cerebral em tempo real, e o “The Human to Human Interface”, uma ferramenta que permite a uma pessoa controlar o livre arbítrio de outra.

Greg Gage virá salientar princípios básicos da neurociência utilizando mecanismos DIY, através de neurofisiologia, estimulação elétrica funcional, e micro-estimulação, entre outros.