Paulo Magalhães

Paulo Magalhães

Jurista | Investigador

Paulo Magalhães é jurista, investigador e um ativista ambiental, que se tornou académico, porque cedo percebeu que é tão grave agir sem teoria, como fazer teoria sem agir.

Subirá ao palco do TEDxPorto para falar sobre o suporte jurídico global necessário para enfrentarmos a emergência climática.

Na sua ótica, construir uma sociedade sustentável implica construir um quadro jurídico que seja capaz de tornar visível aquilo que hoje a economia considera como “externalidades”, positivas e negativas. Se reconhecermos que o planeta não é apenas um território dividido entre Estados, é possível reconhecer também que possui um sistema – o sistema terrestre – que, apesar de intangível, existe e suporta a vida. Desta forma, será possível construir um novo sistema de contabilidade ambiental, onde o trabalho bioquímico dos ecossistemas passará a existir legalmente, tornando-se visível nas economias.

Paulo Magalhães é jurista e investigador no CIJE – Centro de Investigação Jurídico-Económica, da Universidade do Porto, onde se encontra atualmente a realizar um pós-doutoramento. É também diretor-geral da Casa Comum da Humanidade, uma associação internacional que propõe uma nova construção jurídica global, baseada nos novos conhecimentos sobre o funcionamento do sistema terrestre.

Publicou, em 2007, “O Condomínio da Terra: das Alterações Climáticas a uma Nova Conceção Jurídica do Planeta”, e em 2016 foi co-autor do livro “SOS Treaty – The Safe Operating Space Treaty: A New Approach to Managing Our Use of the Earth System”.

Paulo Magalhães virá partilhar a sua visão sobre como podemos e devemos proteger o nosso planeta através de ferramentas legais.