Rui Diogo

Rui Diogo

Biólogo

Rui Diogo é biólogo mas vai trazer ao palco do TEDxPorto medicina, neurobiologia, sociologia, psicologia social, biologia evolutiva e fisiologia. Com dados científicos de todos estes domínios, vai questionar o mito machista infundado – mas ainda tão recorrente na nossa sociedade – de que os homens têm uma tendência maior para ter várias parceiras, enquanto as mulheres têm uma tendência mais monogâmica. Na verdade, estes dados apoiam fortemente o contrário: as mulheres, em geral, têm maior fluidez sexual e têm um maior potencial orgásmico. Durante muito tempo, a pesquisa académica sobre sexo, amor e monogamia baseou-se nos preconceitos pessoais dos investigadores ou em ideias pseudocientíficas e, sobretudo, machistas. Hoje existe uma compreensão mais objetiva das relações entre sexo e amor, de como elas evoluíram ao longo da história.

Enquanto membro da Associação Americana de Anatomistas, professor associado na Howard University College of Medicine e membro do Center for the Advanced Study of Hominid Paleobiology da George Washington University, Rui Diogo é autor e co-autor de mais de uma centena de publicações científicas em revistas de referência, capítulos de livros e obras completas. O livro de que foi co-autor em 2016 – “Understanding Human Anatomy and Pathology: An Evolutionary and Developmental Guide for Medical Students” – é utilizado em escolas de medicina um pouco por todo o mundo, e em 2017 publicou “Evolution Driven By Organismal Behavior. A Unifying View Of Life, Function, Form, Mismatches And Trends”, listado como um dos dez melhores livros sobre biologia evolutiva nesse ano.

Com especial interesse na ligação entre “tendências” naturais e construções sociais em temas como violência, sexo, igualitarismo, crenças e racismo, Rui Diogo vai abordar na sua talk algumas questões há muito debatidas sobre estes temas, sobretudo sobre os novos tipos de relação abordados atualmente, como as relações abertas ou poliamorosas.