Pedro Pacheco

Professor de Engenharia de Pontes

Pedro Pacheco é Professor da disciplina de Pontes na FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal).

Responsável por projetos nos 5 continentes, é Presidente e CEO da BERD, empresa sediada em Portugal e que fundou em 2006. A BERD é uma empresa especializada em Soluções de Engenharia de Pontes, atualmente líder mundial no segmento do negócio de equipamentos e soluções. Em 2015 a BERD forneceu o maior cimbre para múltiplos vão in situ feito até hoje à escala mundial. Em 2016 foi responsável pela criação da MBS, Unidade de Pontes Modulares da BERD que já forneceu cerca de 200 pontes em 3 continentes, com um novo conceito de engenharia de pontes modulares. Com 5 patentes registadas a BERD já recebeu inúmeras distinções e prémios a nível nacional e a nível internacional.

Que grandes inovações fazem parte da história da Engenharia de Pontes e em que ponto nos encontramos?

A vida de um Engenheiro de Pontes é marcada por uma enorme responsabilidade: existem pontes que mudam vidas, pontes para as tradições, pontes que casam com a natureza, pontes que revelam tendências culturais e religiosas, pontes que dão nomes a cidades e pontes cuja imagem é a própria identidade do local.

Um Engenheiro de Pontes não pode deixar de ter sempre aberta a janela da inovação no seu processo criativo, mas a verdadeira Inovação tem um contexto válido e implica resultados substantivos. Como encontrar esse equilíbrio?
Na sua talk trará algumas experiências de Inovação que mudaram o estado da Arte da Engenharia de Pontes mundial, assim como o relato na primeira pessoa em diferentes cantos do mundo e a abordagem sobre as disruptivas alterações que se esperam num futuro próximo.

Podes ver a talk completa aqui.