Ana Tostões

Ana Tostões

Arquiteta, Historiadora de Arte

Ana Tostões é arquiteta, historiadora de arte, professora catedrática no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e atualmente exerce funções como presidente da AICA Portugal e do Docomomo Portugal. 

O seu campo de pesquisa é a história da arquitetura e do urbanismo modernos. Sobre estes temas publicou livros e artigos científicos, foi curadora de exposições, participou em comités científicos, realizou palestras e coordenou projetos de investigação, destacando-se a edição dos livros Key Papers in Modern Architectural Heritage Conservation (com Liu Kecheng, 2012) e Modern Heritage. Reuse, Renovation, Restoration (Birkhäuser), para além do comissariado da exposição “Arquitectura do Século XX em Portugal”, (Prestel).
Em 2006 foi distinguida pelo Presidente da República Portuguesa com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo seu trabalho em prol da arquitetura portuguesa e da sua divulgação em Portugal e no estrangeiro.

Na sua talk ira exaltar o Legado presente na arquitetura, sendo esta a mais social de todas as artes, indissociável da cultura e da sociedade.