José Manuel Mendonça

José Manuel Mendonça

Professor Universitário

José Manuel Mendonça é Engenheiro Electrotécnico, Presidente do INESC TEC e Professor Emérito da Universidade do Porto. Começou a trabalhar em energia eólica na Dinamarca, em 1978, área em que se doutorou no Imperial College, Londres, em 1986. Trabalhou na indústria na Suíça e fez investigação no Instituto Fraunhofer, na Alemanha.

Ao longo de três décadas, participou no lançamento de mais de uma dezena de empresas de base tecnológica. Foi administrador da Agência de Inovação, da Fundação Ilídio Pinho e de três startups académicas. Tem participação na liderança dos Programas de Parceria Internacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Plataforma Tecnológica Europeia Manufuture e do Programa Eureka Eurostars.

Nos últimos anos, liderou a equipa que lançou o Laboratório Colaborativo ForestWISE, preside o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e faz parte da equipa da ANTARR.

Na sua talk falará sobre o impacto da ciência e do conhecimento e do seu poder para nos ajudar a ultrapassar os desafios que enfrentamos.