Pilar del Rio
Jornalista e Tradutora
Nascida em Sevilha, em 1950, e formada em jornalismo, Pilar del Río iniciou a sua carreira profissional na rádio pública, tendo trabalhado em meios como TVE, Canal Sur, Cadena Ser e El País. Em 1986 conheceu o escritor José Saramago, com quem se casou dois anos depois em Lisboa, onde fixou residência.
Em 2010, após a morte do marido, Pilar adotou a nacionalidade portuguesa e volta a morar em Lisboa para presidir a Fundação José Saramago. Recebeu a Medalha da Andalucía e o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura. É autora do livro “A Intuição da ilha. Os dias de José Saramago em Lanzarote”, publicado em 2022. Desde 2013 está pessoalmente envolvida na elaboração da Declaração Universal dos Deveres Humanos, proposta que parte de uma ideia de José Saramago e conta com a colaboração de diversas instituições.
Na sua talk, a companheira de José Saramago por 25 anos falará sobre os desafios, dificuldades e satisfações de trabalhar para continuar a obra de um dos grandes autores do século XX, único Prémio Nobel de Literatura em língua portuguesa.