Emeka Okereke

Emeka Okereke

Artista Transdisciplinar

Emeka Okereke é nigeriano, fotógrafo, artista transdisciplinar, académico e produtor cultural, cujo trabalho explora fronteiras, movimento e a política das relações. Reside atualmente em Berlim e a sua prática artística abrange fotografia, vídeo, poesia e som, com um foco na reimaginação das conexões entre pessoas para além das divisões geopolíticas, ideológicas e psicológicas.

É fundador e diretor artístico do Invisible Borders Trans-African Project, uma iniciativa que, há mais de uma década, reúne artistas e pensadores em viagens pelo continente africano, desafiando narrativas sobre fronteiras e mobilidade nos 54 países de África. O seu trabalho pedagógico reflete uma vasta experiência na prática artística, promovendo uma abordagem interdisciplinar à arte e à produção de conhecimento.

As suas obras têm sido exibidas em importantes instituições em todo o mundo, incluindo a Bienal de Veneza, os Bamako Encounters, o Museu da Fotografia de Amesterdão e o Centro Pompidou, em Paris. Lecionou em várias instituições, incluindo a Universidade das Artes de Berlim (UdK), e é também o fundador e anfitrião da The Nkata Podcast Station, uma série de conversas aprofundadas com artistas e profissionais da cultura.

O seu trabalho tem sido amplamente publicado e reconhecido internacionalmente, tendo sido distinguido com o título de Chevalier dans l’Ordre des Arts et Lettres pelo Ministério da Cultura de França.