Gustavo Carona
Ativista Humanitário
Gustavo Carona é ativista humanitário, médico anestesista e intensivista, dedicado a missões humanitárias desde 2009. Ao longo da sua carreira, representou organizações como os Médicos Sem Fronteiras, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo em contextos de crise humanitária extrema, passando por países como Moçambique, República Democrática do Congo, Afeganistão, Síria, Iraque, Iémen e Sudão do Sul.
Além do trabalho no terreno, tem procurado dar voz às histórias que testemunhou, apelando à consciência global através da escrita e de palestras por todo o país. É autor dos livros “1001 Cartas para Mosul”, “O Mundo Precisa de Saber” e “Diário de um Médico no Combate à Pandemia”, foi distinguido pela Universidade do Porto como ex-aluno do ano e recebeu o Prémio de Voluntariado Internacional.
É palestrante em universidades e eventos sobre medicina humanitária e também formador na Pós-Graduação de Direitos Humanos da Universidade Católica. Adicionalmente, foi escolhido como European Young Leader de 2022 pela União Europeia e durante a pandemia de Covid-19 foi comentador na SIC, contribuindo para a comunicação científica.
É ainda fundador da associação Prémios Coração e o Mundo, que promove a bondade e aproxima as ONG ao grande público, integra a Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto e colabora na formação de médicos internos de Medicina Intensiva em Angola.
Em 2023, lançou o livro “Olhem para o Mundo com o Coração”, com prefácio de José Milhazes.